CADASTRO MÉDICO

Bem-vindo, Dr. / Dra. , preencha seus dados corretamente para o pré-credenciamento no Hospital São Domingos. Ao final, será solicitada a digitalização de seus documentos

DADOS

Primeiramente, precisamos que nos informe seus dados

DADOS PROFISSIONAIS

Agora, precisamos lhe conhecer profissionalmente. Informe os seus dados curriculares

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO

Sinta-se à vontade. Agora é o momento de você solicitar sua participação no time HSD

Documentos

Por fim, precisamos da digitalização dos seus documentos

PESSOAIS

PROFISSIONAIS

Certificado(s) de especialidade(s)

Título(s) de Especialista

Enviando seu cadastro ...

Após o envio, seu cadastro será analisado e em seguinda confirmado por nossa diretoria médica

New Novo Cadastro médico Maior agilidade e autonomia
Vital Lima CRM

Ginecologia do São Domingos. Mais uma especialidade usando o robô cirúrgico

Publicado há:

Os avanços da Cirurgia Robótica, agora, estão beneficiando também as pacientes da Ginecologia do Hospital São Domingos. Nesta terça-feira,18, foi realizado o primeiro procedimento com o uso do robô cirúrgico Da Vinci Xi, a versão mais avançada desta tecnologia.

A estreia da Ginecologia do HSD na cirurgia robótica foi marcada por procedimento para tratar uma endometriose profunda em uma paciente de 27 anos de idade. A endometriose é uma doença que surge, geralmente, na idade reprodutiva da mulher, entre 20 e 40 anos, e pode comprometer a fertilidade da mulher, além de causar dores.

A cirurgia foi realizada com êxito pelos cirurgiões ginecológicos da equipe do São Domingos Dr. Alisson Chianca, Dr. João Nogueira e Dr. Victor Hugo com a assessoria de Dr. Thiers Soares, médico do Rio de Janeiro. 

Durante esta semana, também serão realizadas no Hospital São Domingos outras cirurgias de endometriose e histerectomia utilizando a plataforma robótica.

Nova era

Para Dr. Alisson Chianca, esses procedimentos marcam uma nova era da cirurgia ginecológica no Hospital São Domingos e no Maranhão, a da cirurgia robótica. “Estamos vivendo uma nova era em cirurgias ginecológicas com a inclusão da robótica, oferecendo às nossas pacientes essa técnica, que é minimamente invasiva e avançada para o tratamento de doenças”, afirma o médico. 

Benefícios

O ginecologista informa que o tratamento com essa nova tecnologia oferece muitos benefícios para as pacientes, como menor grau de dor no pós operatório em relação a outras técnicas, pequenas incisões em vez de cortes, maior precisão dos movimentos e maior assertividade dos cirurgiões. Ele diz ainda que a plataforma robótica é bem superior à laparoscopia, que também tem muitas vantagens.

“No caso da cirurgia para tratamento de endometriose, a robótica é bem mais superior, pois existe uma região na pélvis em que o acesso é muito difícil. Com a laparoscopia a gente até consegue acessá-la, coisa que na cirurgia convencional é praticamente impossível, e com a cirurgia robótica, o acesso é altamente facilitado e temos também ampliação das imagens e os instrumentos do robô, comandados por nós, que permitem a firmeza de movimentos para fazermos a cirurgia mais perfeita possível”, detalha o cirurgião.

Uso da robótica

A cirurgia robótica pode ser utilizada para o tratamento de várias doenças femininas, entre elas, a endometriose, miomectomia (retirada de miomas), histerectomia, procedimentos de fixação de cúpula vaginal de pacientes com prolapso e outras.

“Essa técnica é um grande avanço e permite ao cirurgião ir bem mais além da experiência que já tem em procedimentos o que é muito bom para as pacientes, que agora podem tratar doenças de uma forma ainda mais minimamente invasiva e segura”, pontua Dr. Alisson Chianca. 

A cirurgia robótica já é aplicada também pelo Hospital São Domingos em outras especialidades, como Urologia e Cirurgia Geral e, em breve, serão incluídas outras áreas.