CADASTRO MÉDICO

Bem-vindo, Dr. / Dra. , preencha seus dados corretamente para o pré-credenciamento no Hospital São Domingos. Ao final, será solicitada a digitalização de seus documentos

DADOS

Primeiramente, precisamos que nos informe seus dados

DADOS PROFISSIONAIS

Agora, precisamos lhe conhecer profissionalmente. Informe os seus dados curriculares

GRADUAÇÃO

PÓS-GRADUAÇÃO

SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO

Sinta-se à vontade. Agora é o momento de você solicitar sua participação no time HSD

Documentos

Por fim, precisamos da digitalização dos seus documentos

PESSOAIS

PROFISSIONAIS

Certificado(s) de especialidade(s)

Título(s) de Especialista

Enviando seu cadastro ...

Após o envio, seu cadastro será analisado e em seguinda confirmado por nossa diretoria médica

New Novo Cadastro médico Maior agilidade e autonomia
Vital Lima CRM

Serviço de Cirurgia Geral do HSD realiza primeira cirurgia robótica da especialidade

Publicado há:

O Programa de Cirurgia Robótica do Hospital São Domingos realizou, na última segunda-feira (27), a primeira cirurgia geral totalmente robótica do Maranhão. O procedimento, uma herniorrafia paracolostomica ventral robótica, foi um sucesso. A cirurgia foi realizada com o robô Da Vinci Xi pelos cirurgiões Dr. José Valadão e Dr. Roclides Lima, com a participação do cirurgião assistente Dr. Giuliano Campelo e do preceptor Dr. Leandro Totti.

“Iniciamos as cirurgias robóticas da nossa especialidade aqui no estado do Maranhão com grandes expectativas. O Hospital São Domingos entra para o rol das grandes instituições de saúde do nosso país em mais essa área. Agradecemos, especialmente, ao nosso preceptor, Dr. Leandro Totti. Muitos desafios ainda estão por vir, mas estamos dando nosso melhor para nossos pacientes e a sociedade”, afirma o coordenador do Programa de Cirurgia Robótica do HSD, Dr. Roclides Lima.

“Mas uma vez, o pioneirismo fazendo parte dessa instituição. É uma grande honra fazer parte deste momento histórico do Hospital São Domingos. Foram horas de dedicação e estudo para proporcionar esse momento para os pacientes: uma cirurgia minimamente invasiva, com pequenas incisões e uma recuperação mais rápida, com menos dor e desconforto no pós-operatório”, explica o coordenador do serviço de Cirurgia Bariátrica e Metabólica do Hospital São Domingos, Dr. José Valadão.

Antes da Cirurgia Geral, o robô Da Vinci Xi só foi utilizado, desde sua implementação no HSD, em 2019, em cirurgias urológicas. Agora, a tecnologia começa a ser disponibilizada para procedimentos cirúrgicos de outras especialidades. Futuramente, a plataforma robótica poderá realizar cirurgias do aparelho digestivo, ginecológicas, oncológicas, torácicas e outras.

Robô Da Vinci Xi

Denominado oficialmente em inglês por The da Vinci Surgical System, o robô tem quatro braços, semelhante a um polvo. Um dos membros possui uma câmera, enquanto os outros três ficam livres para portar pinças, tesouras e bisturis. O médico cirurgião fica em uma mesa de controle e visualiza pela câmera os espaços e cavidades dentro do corpo do paciente. À medida em que o médico move as mãos e os dedos, o robô reproduz seus movimentos.

A cirurgia robótica surgiu nos Estados Unidos, em 1995, e constantemente o robô vem sendo atualizado. Já são mais de 4.500 máquinas em uso no mundo. No Brasil, já existem 64, incluindo a adquirida pelo Hospital São Domingos.

Relembre a primeira cirurgia robótica do Maranhão realizada no Hospital São Domingos aqui.